domingo, 16 de maio de 2010

SUCESU-SP: As empresas estão colaborando mais com clientes do que com parceiros, aponta Relatório Gerencial da REVIE e MBI



Acaba de ser publicado o primeiro relatório gerencial sobre o uso das práticas de Inteligência Empresarial e de Colaboração em Marketing e Vendas. Essa iniciativa foi viabilizada pela aliança estratégica entre a REVIE, consultoria especializada em inteligência empresarial e estratégica, e a MBI, empresa especializada em informações mercadológicas.

A pesquisa traz resultados para ajudar os executivos na tomada de decisão. Um deles é que a Colaboração já faz parte das iniciativas das empresas junto aos clientes, sendo que apenas 5% responderam não ter nenhuma iniciativa colaborativa. Foram citadas ações como retornos aos clientes por vários canais, o que mostra a evolução e o crescimento dos múltiplos canais de comunicação com os clientes no ambiente empresarial.

O relatório apresenta os resultados de pesquisa, desenvolvida no Brasil, e uma análise abrangendo três temas essenciais e de grande interesse para as empresas no país:

- Colaboração com clientes e parceiros nas áreas de Marketing e Vendas;

- WEB 2.0 e Redes Sociais;

- Inteligência Empresarial/Inteligência Competitiva.


O relatório gerencial auxilia executivos na tomada de decisão

As empresas no Brasil estão evoluindo para uma fase em que ações de Inteligência Competitiva (IC) fazem a diferença na tomada de decisão estratégica, seja porque a concorrência já faz uso dessas práticas, ou pela necessidade das empresas na conquista de parceiros estratégicos e no crescimento da base de clientes.

O relatório traz um mapeamento das práticas utilizadas pelas empresas no Brasil, e o mais importante, o que traz resultados para elas.

O relatório também avalia quais técnicas, ferramentas e métodos as empresas no Brasil estão utilizando para serem bem sucedidas na gestão de produtos, de clientes e de parceiros, além da Inteligência Competitiva.

A pesquisa, desenvolvida no final de 2009, contou com a participação de 84 empresas, que atuam nos setores de tecnologia da informação, indústria, serviços e infra-estrutura.

O relatório também contém um teste de auto-avaliação das empresas, por meio do qual é possível diagnosticar o nível de colaboração de uma empresa em Marketing e Vendas.
Para maiores informações sobre o Relatório Gerencial contate report2010revie@mbi.com.br, ou acesse http://www.mbi.com.br/MBI/loja/livros-relatorios/2010-relatorio-inteligencia-empresarial-colaboracao-marketing-vendas/ ou http://inteligenciaempresarial-brasil.blogspot.com/2010/03/pesquisa-colaboracao-e-inteligencia.html .


Acesse alguns dos principais resultados da pesquisa em: http://www.slideshare.net/Daniela_Teixeira/pesquisa-colaboracao-inteligenciaempresarialmktvendasweb20redessociaismbirevievfinal%20


Fonte: www.sucesusp.org.br/portal/index.php/publicacoes/14-noticias/68-relatorio-gerencial.html

Postado por www.revie.com.br

domingo, 9 de maio de 2010

Pesquisa: Empresas ainda não utilizam a web 2.0 de forma estratégica

Por Luciana Robles - Meta Análise

06 de maio de 2010


Pesquisa mostra que embora estejam cientes da importância das redes sociais, poucas companhias utilizam o meio para alavancar oportunidades em marketing e vendas.


Acaba de ser publicadp o primeiro relatório gerencial sobre o uso das práticas de Inteligência Empresarial e de Colaboração em Marketing e Vendas. A iniciativa foi viabilizada pela aliança entre a REVIE, consultoria especializada em Inteligência Empresarial e Estratégica, e a MBI, empresa especializada em informações mercadológicas.

A pesquisa contou com a participação de 84 empresas (grandes e PMEs) dos setores de Tecnologia da Informação, indústria, serviços e infraestrutura. Os respondentes são, na maioria, profissionais das áreas de Marketing, Vendas e Negócios, principalmente gerentes e diretores.

Quando questionados quais ferramentas e plataformas de comunicação são mais utilizadas pelas empresas, os meios mais citados são os portais de busca geral, portais especializados e fóruns de discussão.

Embora as empresas já estejam cientes da importância da web 2.0 e das redes sociais, os resultados mostram que esses meios ainda são pouco utilizados pelas empresas. Apenas 12% indicaram utilizar redes sociais abertas nas ações de Marketing e Comunicação seja com clientes, parceiros, fornecedores ou provedores de serviços.

“As redes sociais ainda são pouco utilizadas como canais de Marketing e Vendas. Se compararmos os resultados com os casos de sucesso no mercado brasileiro, principalmente dentre as PME's (pequenas e médias empresas), percebemos que estamos no começo e ainda há um longo caminho pela frente”, analisa Daniela Teixeira, diretora da REVIE.

Para Roberto Carlos Mayer, diretor da MBI, algumas empresas no Brasil já iniciaram a exploração das redes sociais para se relacionar, além do consumidor, com os demais parceiros de negócio . “Mas o estágio de utilização ainda é quase que no nível exploratório”, diz o executivo.

De acordo com o relatório, todas as projeções futuras indicam que haverá um uso maior que o atual da web 2.0, enquanto que as formas de mídias mais tradicionais tendem a crescer em menor grau. No entanto, “as empresas precisam se apoiar nas experiências daqueles que se iniciaram neste mundo das redes sociais e da web 2.0 há mais tempo, para encurtar o caminho para o sucesso nestes ambientes.

Para mais informações sobre a pesquisa, contate report2010revie@mbi.com.br ou acesse
http://www.mbi.com.br/MBI/loja/livros-relatorios/2010-relatorio-inteligencia-empresarial-colaboracao-marketing-vendas


Para acessar alguns dos principais resultados da pesquisa:http://www.slideshare.net/Daniela_Teixeira/pesquisa-colaboracao-inteligenciaempresarialmktvendasweb20redessociaismbirevievfinal


Fonte: www.metaanalise.com.br/inteligenciademercado/palavra-aberta/analise-setorial/empresas-ainda-n-o-utilizam-a-web-2.0-de-forma-estrat-gica.html




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