quarta-feira, 3 de fevereiro de 2010

Como produzir Inteligência Empresarial? Dados, Informação e Inteligência tem diferença?

Olá, este artigo que acabei de escrever é inédito para o nosso site.
E na semana que vem estará no Portal Meta Análise.



Como produzir Inteligência Empresarial? Dados, Informação e Inteligência tem diferença?
Daniela Ramos Teixeira

Estive duas semanas atrás, em Goiânia, dando aulas no módulo Inteligência Empresarial e CRM num curso de MBA em Governança da Tecnologia da Informação.

Um dos assuntos que levantei para os alunos debaterem foi a diferença entre dados, informação e inteligência, citando exemplos para cada um deles.

Um exemplo de dado é uma tabela ou um gráfico. Dados são basicamente números, medidas, valores. Já a informação seria, por exemplo, a descrição, os comentários do que tem no gráfico. A informação é mais qualitativa. Outro exemplo de informação é uma notícia que pode ou não conter dados. De qualquer forma, ela continua sendo informação.

Mas onde entra a Inteligência?

A inteligência apenas começa a fazer parte quando cruzamos esse dado (gráfico/ tabela) com aquela matéria sobre o concorrente que lemos na semana passada (informação) ou com a ‘insider information’ que conseguimos durante o bate-papo no café com um colega num evento.

Quando cruzamos os dados e a informação de várias fontes e fazemos a análise dessa ‘maçaroca’ – começamos a produzir a tão procurada Inteligência Empresarial que pode ser sobre o cliente, concorrente, parceiro, produto e por aí vai. Se vamos além e fazemos recomendações com cenários, temos a Inteligência Estratégica Antecipativa (IEA).

Outra informação para vocês: trabalhando, recentemente, num projeto de consultoria em Inteligência Competitiva para um gigante do Varejo, percebemos na fase do diagnóstico do projeto que as áreas entregam Dados e Informação Qualificada, não Inteligência.

E lendo uma matéria sobre BI (Business Intelligence) e as PMEs (Pequenas e Médias Empresas), tenho que concordar que o BI e a Inteligência Empresarial/ Inteligência Competitiva são totalmente aplicáveis nas PMEs (pequenas e médias empresas) também e temos exemplos de empresas bem sucedidas. Para mais
informações sobre o assunto, ler o artigo As Faces da Inteligência: como direcionar a sua organização e definir o perfil profissional .

Cruzando as minhas três fontes de informação (feedback dos alunos nas aulas, projeto de consultoria em Inteligência Competitiva e a matéria mencionada), a conclusão que chego é que temos muito trabalho pela frente não só junto às PMEs, mas também nas grandes empresas.

É importante que os profissionais de Marketing, Inteligência Competitiva, das áreas de Negócios e, também, de Tecnologia da Informação entendam a diferença entre dados, informação e inteligência, trabalhem em conjunto para produzir Inteligência e saibam diferenciar as entregas não só das áreas internas, mas também dos serviços de consultoria em Inteligência Empresarial e Competitiva. Cito as empresas de consultoria porque, infelizmente, vejo várias empresas vendendo ‘inteligência’ quando na verdade o que ofertam é ‘informação’.

Esse é um passo decisivo para que a Inteligência Empresarial, no Brasil, alcance estágios de evolução mais avançados com processos, métodos e técnicas bem definidos - e o mais importante - implementados e trazendo resultados palpáveis para as empresas.

Obs.: o que acabei de fazer foi Inteligência - cruzei informações de três fontes, fiz uma breve análise e gerei uma recomendação.



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3 comentários:

Hemmanoel Feitosa disse...

Daniela bom dia.


Tudo bem?

Obrigado por nos encaminhar seu artigo. Que bom que servimos de inspiração para uma profissional tão talentosa como você.

Esses dias estava fazendo uma análise da força de vendas do meu departamento de telemarketing e fiz algumas análises do quanto foi vendido em casa dia nos últimos dois meses em cada dia. Encaminhei para o diretor da empresa sugerindo que possamos também realizar esse trabalho de vendas no sábado para podermos tem mais um dia de vendas na semana e, consequentemente, 4 dias a mais no mês.

Ele avaliou o cenário e gostou de minha indicação.

Essa recomendação pode ser entendida como inteligência? Como poderia analisar mais variáveis que possuo?

Mais uma vez deixo meu abraço. Sucesso.



Atensiosamente.



Hemmanoel Feitosa – MBA Governança de Tecnologia da Informação - IPOG Goiania

Daniela Ramos Teixeira disse...

OI Hemmanoel, obrigada pelos comentários.

Vamos lá! Respostas abaixo em caixa alta.

Essa recomendação pode ser entendida como inteligência?

** SIM LÓGICO! VOCÊ FEZ UMA ANÁLISE E ISSO GEROU UMA RECOMENDAÇÃO.



Como poderia analisar mais variáveis que possuo?

** OLHA, DÁ PRA FAZER VÁRIAS ANÁLISES DE VENDAS.

POR REGIÃO POR EXEMPLO. NÃO SEI SE VOCÊS JÁ FAZEM ESSA SEGMENTAÇÃO. COM ISSO, CONSEGUEM IDENTIFICAR GAPS DE VENDAS EM ÁREAS E COMEÇAR A PESQUISAR OS MOTIVOS, POR EXEMPLO, DE UMA REGIÃO/ BAIRRO VENDER MAIS QUE OUTRA.

PODE SER POR FATURAMENTO, VOLUME DE VENDAS ETC.
IMPORTANTE DECIDIR O PERÍODO: ANÁLISE MENSAL, BIMESTRAL. ENFIM, O QUE MELHOR ATENDER À SUA EQUIPE DE VENDAS.



ABÇS,

DANIELA RAMOS TEIXEIRA

Leonel Alves Pereira disse...

Recebido por e-mail do aluno Leonel Alves Pereira - MBA IPOG Goiania.

Bom Dia Daniela,

"Está tudo bem graças a Deus." = Informação

"Parabéns pelo artigo, ficou muito bem detalhado! = Informação

"E agora com esse feriadão é ir pra um carnaval e aproveitar para
recarregar as baterias de + energia para o trabalho." = Informação.

"Tenho um carnaval de Ituiutaba para fazer umas análises e fazer minhas estratégias." = Informação

"E com todas essas informações cheguei a conclusão que vou precisar daquela cervejinha geladinha para recarregar as baterias!" = Inteligência

Mantenha contato, pois a turma se identificou muito com você. Bom Feriado e bom descanso.

Grande abraço.

Leonel



Muito criativo Leonel! Obrigada pela valiosa contribuição.

"Santa Inteligência".

Ele certamente não esquecerá mais a diferença entre dados, informação e inteligência!

SDS,
Daniela R. Teixeira