segunda-feira, 23 de novembro de 2009

Inteligência Competitiva - REVIE em blog de Portugal

Olá,

Fazendo pesquisas no Google sobre o assunto Inteligência Competitiva, encontrei um blog de Portugal que publicou o artigo sobre Inteligência Competitiva - da série REVIE (Rede de Valor para Inteligência Empresarial).



Em http://incnews-intelligence.blogspot.com/2009/10/inteligencia-competitiva-revie-na_6259.html


Para quem se interessar, o endereço deste blog mudou recentemente para http://incnews-intelligence.blogspot.com/

O meu artigo mencionado neste blog encontra-se disponível em http://inteligenciaempresarial-brasil.blogspot.com/2009/07/revie-na-pratica-inteligencia.html


Boa semana!

SDS,

Daniela Ramos Teixeira
cv lattes: http://lattes.cnpq.br/6393017699492213
linkedin: www.linkedin.com/in/dteixeira
twitter: www.twitter.com/ramos_daniela

2 comentários:

Dayana Macedo disse...

Boa tarde.

Daniela, ao pesquisar sobre o assunto inteligência de clientes na internet localizei seu currículo lattes.

Atualmente faço pós graduação na UTFPR - PG e estou pesquisando sobre inteligência de cliente por que quero aplicar Data Mining para identificação de perfil de investidores em uma agência bancária aqui na minha região. Porém tenho encontrado muito referencial sobre inteligência competitiva, gostaria de encontrar mais sobre inteligência de cliente.

Gostaria de perguntar à você se sabe ou conhece algum livro, periódico ou autor que trate especificamente de inteligência de cliente?

Desde já muito obrigada.

No aguardo.

Dayana Macedo

Daniela Ramos Teixeira disse...

Olá Dayana,

Acho que você deve ter lido o artigo ‘REVIE na Prática – estudo de caso Parte 3: Inteligência de Clientes’.

Respondendo à sua pergunta, acredito que você não vai encontrar livro com o tema Inteligência de Clientes.

O melhor é pesquisar assuntos correlatos para construir a sua visão sobre Inteligência de Clientes.
Foi o que eu fiz.

Fique a vontade para usar a minha definição sobre Inteligência de Clientes no seu trabalho. Só peço para citar a fonte:
TEIXEIRA, Daniela Ramos. Rede de Valor para Inteligência Empresarial: a rede de melhores práticas para marketing e vendas na era WE 2.0. Revista da ESPM, vol. 16, Edição nº 1, pg. 80-90, janeiro/fevereiro 2009.


Selecionei alguns artigos que escrevi e podem te ajudar.


UMA VISÃO DA GESTÃO DE RELACIONAMENTO COM CLIENTES NO CONTEXTO DA GESTÃO DO CONHECIMENTO
Trabalho científico aprovado pelos Comitês Acadêmicos dos Congressos CLADEA 2003 (Lima-Peru) e KM Brasil 2003 (São Paulo-SP). Artigo apresentado e publicado nos anais dos congressos.
Autores: Daniela Ramos Teixeira; Flávio Hourneaux Junior.
http://inteligenciaempresarial-brasil.blogspot.com/2008/05/artigo-cientfico-uma-viso-da-gesto-de.html


CRM Colaborativo: muito além do relacionamento entre empresa e clientes - 2004
Autora: Daniela Ramos Teixeira
URL:
http://inteligenciaempresarial-brasil.blogspot.com/2008/05/crm-colaborativo-muito-alm-do.html


Gestão do Conhecimento nas tecnologias de CRM – 2003
Autora: Daniela Ramos Teixeira

URL:
http://inteligenciaempresarial-brasil.blogspot.com/2008/05/gesto-do-conhecimento-nas-tecnologias.html


CRM e KM juntos para agregar valor - 2003

Autora: Daniela Ramos Teixeira

http://inteligenciaempresarial-brasil.blogspot.com/2008/05/crm-e-km-juntos-para-agregar-valor.html


LIVROS
Dê uma olhada em livros dos dois papas do BI (Business Intelligence): Inmon e Kimball. Você deve encontrar material sobre Data Mining.

Vale a pena ver também o livro do Denis Alcides Rezende - Tecnologia da informação aplicada a sistemas de informação empresariais: o papel estratégico da informação e dos sistemas de informação nas empresas. 6 ed. São Paulo: Atlas, 2009. (Co:autora: Aline F. de Abreu).

E

BROWN, S. A. CRM – Customer Relationship Management: uma ferramenta estratégica para o mundo e-Business. São Paulo: Makron, 2001. Trad. Juliana Machado Gorga.


abç e bons estudos!

Daniela Ramos Teixeira