domingo, 6 de setembro de 2009

REVIE citada em tese de doutorado do Prof. Dr. Edson Roberto Scharf

Olá Colegas, muitos de vocês tem acompanhado todo esse trabalho que estamos desenvolvendo juntos com o Método REVIE (Rede de Valor para Inteligência Empresarial).

Evoluímos bastante em dezesseis meses de trabalho, principalmente nos últimos 4 meses. A REVIE está na mídia impressa (revista da ESPM), na mídia eletrônica (IBRAMERC, Meta Análise, Inbrasc, MBI etc), nos blogs (Alfredo Passos, Portal da Administração, UNIPE etc), nas comunidades e foruns (SBGC, Ilanet, nings PME e Escola de Redes).

Tenho divulgado também frequentemente algumas iniciativas da REVIE neste blog, no linkedin e, agora, também pelo twitter: www.twitter.com/ramos_daniela .

Há muito trabalho pela frente, mas fica a certeza de que o nosso trabalho está trazendo resultados! E eles estão vindo por todas as frentes: mídia, profissionais do mercado e meio acadêmico com contato de professores e alunos.

Na semana passada, recebi um e-mail do Prof. Dr. Edson Roberto Scharf com o link para a tese de doutorado dele - PROPOSTA DE VALOR NA CONSTRUÇÃO DE IDENTIDADEDE MARCA: O CAPITAL HUMANO ENVOLVIDO NA ÁREA MERCADOLÓGICA

O Método REVIE (Rede de Valor para Inteligência Empresarial) foi citado nas pgs. 122 e 123, seção 2.3 Proposta de Valor.




Acesse a tese em http://www.tede.ufsc.br/teses/PEGC0091-T.pdf e veja o excelente trabalho sobre marca desenvolvido pelo prof. Edson.

Não li ainda toda a tese, mas li o resumo e a seção 2.3 Proposta de Valor.
Trabalho muito rico, muito bem escrito e embasado.
É material para guardar e consultar sempre nos trabalhos sobre marcas, posicionamento estratégico (não só de marcas, mas também da empresa) e gestão do conhecimento.
Dá para perceber por esta seção o quanto o prof. Edson pesquisou e mergulhou fundo para desenvolver este trabalho.

Destaco texto da pg. 125:
“Quatro são os elementos que diferenciam o Marketing
experiencial do Marketing tradicional, segundo Schmitt11 (2001),
considerado o introdutor do termo no meio acadêmico: o foco de atuação
é nas experiências dos consumidores; clientes são movidos por questões
racionais e emocionais; a exploração da situação de consumo em si; e o
ecletismo nos métodos utilizados para conhecer e compreender os
consumidores. O processo de compra e de consumo e, principalmente,
os significados para o consumidor são as áreas de estudo do Marketing
experiencial, estando relacionados diretamente ao valor que ele percebe.”


Tudo a ver com a melhor prática Gestão da Experiência com o Cliente, aplicável ao método REVIE no eixo Inteligência de Clientes.





Eu é quem agradeço prof. Edson! Pela confiança no método REVIE (Rede de Valor para Inteligência Empresarial) e por poder participar de um trabalho tão rico. Vamos construir o futuro juntos e já lhe disse isso.


SDS a todos,

Daniela Ramos Teixeira

3 comentários:

Ed Son disse...

Obrigado pelas palavras, profa. Daniela! Precisas e relevantes. Espero poder contribuir com futuras pesquisas por meio dos resultados da tese. Edson, no blog marcatwain.blogspot.com.

Roberto Mayer disse...

Parabéns!
E guarde isto para colocar no site da REVIE.

Roberto C. Mayer
CEO MBI
Presidente Assespro

Bruno Chaves disse...

Show de bola, Daniela! Parabéns mesmo!

É isso aí, vá em frente que o caminho escolhido por você ainda renderá muitas boas surpresas...

Muito Sucesso. Um abraço,

Bruno Chaves
Mestrando POLI-USP