sábado, 21 de março de 2009

1ª Entrevista sobre o Método REVIE com Áudio

Esta entrevista foi concedida ao portal IBRAMERC (Instituto Brasileiro de Inteligência de Mercado) em 17/3/2009.

É a 1ª entrevista para a mídia sobre o Método REVIE - Rede de Melhores Práticas para MKT e Vendas.

É possível também ouvir o conteúdo da entrevista. Podcast disponível abaixo com informação adicional sobre a REVIE.






Metodologia revoluciona a inteligência empresarial

17/03/2009 | Fonte: Ibramerc


Como melhorar as práticas de Marketing e Vendas? Essa é uma pergunta freqüente, ainda mais em períodos de economia turbulenta. Para Daniela Ramos Teixeira, especialista em Marketing e Negócios pela Universidade da Califórnia, existe uma maneira: o Método REVIE.

“A REVIE significa Rede de Valor para Inteligência Empresarial. É uma rede de melhores práticas para Marketing e Vendas, estruturada em quatro eixos: produtos, clientes, parceiros e mercado. O objetivo é não somente reunir as informações e integrar os dados, mas também criar e partilhar o conhecimento com um nível de colaboração em que os ganhos e os resultados sejam maximizados”, contou.

A implantação do método é feita em três etapas. Na primeira, é preciso identificar as necessidades das empresas em Marketing e Vendas. A segunda etapa é selecionar as melhores práticas de Marketing e Vendas, definindo a aplicabilidade nos quatro eixos da Inteligência. A terceira, e última etapa, é medir os resultados alcançados depois da implantação da REVIE.

Essa idéia nasceu em 2007. A experiência de Daniela como consultora, gestora e como estudiosa no assunto ajudou na criação e na estruturação do método REVIE. “Percebi que as empresas não alcançavam seus objetivos ou os alcançavam em partes, porque falhavam em um ou mais eixos. É o que chamo de Eixos da Inteligência que são: produtos, clientes, parceiros e mercado/concorrência. Algumas empresas que mapeei desenvolviam produtos inovadores, mas pecavam na escolha de parceiros. Hoje, parceria estratégica não é mais vantagem competitiva, é necessidade! Outras empresas sabiam amarrar bem as parcerias, mas deixavam a desejar no relacionamento com clientes. Diante destas constatações, comecei a fazer algumas análises e estudos de empresas para avaliar e analisar quais as melhores práticas em Marketing e Vendas”, relatou Daniela.

Uma das principais vantagens da REVIE, segundo Daniela, é que, com ela, as ações não serão feitas de forma isolada e irão proporcionar uma relação win-win (ganha-ganha). “A idéia é que as empresas ganhem e que os clientes e os parceiros também. Vejo que as ações existem, mas além de serem isoladas, não se ‘conversam’. É muito difícil encontrar uma empresa que está forte nos 4 eixos e comprovei essa situação em 2008, quando fiz um estudo das melhores práticas em Marketing e Vendas de várias empresas”, afirmou.

Entre os principais benefícios que podem ser proporcionados com a REVIE, Daniela destacou:

• Cria oportunidades de negócios (empresa-parceiro; empresa-cliente; parceiro-cliente);
• Gera maior valor ao negócio com o trabalho em conjunto de parceiros, clientes e empresa;
• Direciona e integra, assertivamente, os planos de negócios e a implementação de ações nos quatro eixos: mercado, produtos, clientes e parceiros;
• Identifica leads qualificados;
• Agiliza a tomada de decisão estratégica e operacional;
• Reduz os riscos, não apenas na tomada de decisão estratégica, mas também na implementação de e no acompanhamento das ações;
• Evita surpresas para empresa nos quatro eixos, preparando a empresa para mudanças rápidas no ambiente competitivo;
• Ajuda a manter o foco no que é importante para o negócio;
• Posiciona a empresa no mercado de forma mais competitiva, com foco no cliente e em parcerias estratégicas (modelo win-win, ganha-ganha);
• Aumenta capacidade de inovação da empresa.

Para conseguir expor suas idéias de forma completa, Daniela pretende publicar um livro detalhado sobre o método.



Contato


As empresas interessadas em conhecer como funciona o Método REVIE podem entrar em contato com Daniela no e-mail: daniela_teixeira@consultant.com ou pelo blog http://inteligenciaempresarial-brasil.blogspot.com

Fonte: http://www.ibramerc.org.br/itemBiblioteca.aspx?id=722




3 comentários:

Marcelo Lau disse...

Oi Daniela,

Parabéns pelo Blog... E comento que ficou super legal a entrevista e aproveitei para consultar outras fontes. Pelo que vi os sites de busca já tratam bem a metodologia que você introduziu. Aproveitei para ler um paper sobre o assunto. (Meus Parabéns !!!!).
Eu acho que a parceria com Grupo Treinar pode se substanciar como um exemplo deste modelo."

Gabriela Vieira disse...

Prezada Daniela,


O meu nome é Gabriela. Li a sua entrevista sobre a Metodologia REVIE no portal IBRAMERC e fiquei entusiasmada com o assunto.

Pelo visto há muito poucas opções de curso na área. Acabei de chegar a BH e as únicas opções que encontrei na área foram uma pós da PUC em Gestão de Marketing em Varejo e outra de Inteligência de Mercado e Marketing, na Pitágoras - mas ambas se afastam muito da IM.

Além disso, fico em dúvida se investir em algum curso desses me ajudaria a ingressar no mercado, ou se buscam outro tipo de profissional.

Você acha que vale a pena fazer esse investimento? Conhece algum em Belo Horizonte? Acredita que essa é uma área com potencial de crescimento?

Atenciosamente,

Gabriela Vieira

Daniela Ramos Teixeira disse...

Olá Gabriela,

Como vai?
Agradeço o contato e o interesse pela Metodologia REVIE.

Vamos lá. Sobre cursos de Inteligência de Mercado, conheço alguns mas em SP (FIA, IBRAMERC, ESPM).

Tem vários profissionais com quem tive contato que apostaram na pós-graduação em IM (Inteligência de Mercado) da FIA (USP) http://www.fia.com.br/portalfia/default.aspx?idPagina=8922 e gostaram.
Você pode navegar pelo site para ver se tem extensões dessa pós para outros estados.

Vale a pena você investir numa pós desde que tenha objetivo de trabalhar com isso ou utilizar o que aprenderá no seu dia-a-dia. O investimento é alto em cursos bons nessa área.

É uma área com muito potencial de crescimento, mas para profissionais com um perfil específico. O mercado é carente de um certo tipo de profissional. Veja a minha entrevista no portal Meta Análise.

Link abaixo. Respondi essa pergunta e mais outras que podem te ajudar a clarear as idéias e a decidir.
Entrevista Portal Meta Análise - Rede de Valor potencializa Inteligência Empresarial:

http://dramos-teixeira.blogspot.com/2009/04/entrevista-portal-meta-analise-rede-de.html

Espero tê-la ajudado. Dúvidas, é só entrar em contato.

Dentre as minhas atividades, incluo ajudar outros profissionais que tenham maior interesse nas áreas de estratégia, novos negócios e inteligência empresarial.

Recomendo também a leitura do meu artigo As Inteligências: arsenal de competitividade e conhecimento para vencer a guerrilha empresarial publicado nos portais Meta Análise e Ibramerc.
http://dramos-teixeira.blogspot.com/2009/01/novo-artigo-as-inteligncias-arsenal-de.html

Abçs,
Daniela Ramos Teixeira

http://dramos-teixeira.blogspot.com
http://www.linkedin.com/in/dteixeira