quarta-feira, 4 de fevereiro de 2009

Método REVIE na revista da ESPM

O artigo científico sobre o Método REVIE (Rede de Melhores Práticas para MKT e Vendas) saiu na revista da ESPM, edição nº 1, jan./fevereiro 2009. O foco dessa edição é em Gestão, macro-tema muito adequado para a REVIE.

A revista científica já está nas bancas em SP (capital). Exemplares à venda também em http://www.espm.br/ConhecaAESPM/Publicacoes/Periodicos/RevistaDaESPM/Pages/default.aspx





Veja, abaixo, conteúdo da pg. 4 do artigo científico sobre o Método REVIE.







O surgimento da REVIE

Tudo começou depois de finalizarmos a 1ª entrega de um projeto de consultoria para uma empresa de Telecom, em 2007. Estava trabalhando num projeto com o amigo Jairo Martins, Mobile Telemática.

Estruturamos os entregáveis deste projeto de Inteligência Estratégica e Competitiva em 4 frentes: Inteligência Competitiva, Clientes, Produtos/Serviços e Parceiros. O curioso é que isso foi feito meio que intuitivamente.

Depois, surgiu a oportunidade de elaborarmos um artigo para um portal de telecom e começamos a conversar sobre os possíveis temas.
Seria mais interessante para o público do portal se não caíssemos na mesmice de falar de dados de mercado e análises vagas do setor de Telecom.

Evoluímos nos bate-papos informais e a minha proposta foi focar o artigo no tema ‘Inteligência’ e em 4 frentes: mercado/concorrência, clientes, redes de valor (que evoluiu, posteriormente, para parceiros) e produtos/serviços.

Cheguei nesses 4 macro-temas porque percebi que quando as empresas falham sempre envolve pelo menos um desses eixos; conclusão depois de trabalhar em alguns projetos de consultoria em MKT, Vendas, Inteligência Estratégica e Competitiva.

O conceito foi evoluindo e durante um almoço com outro amigo, o Antônio Bucci (Grupo Treinar), chegamos à conclusão de que a Inteligência é Multi!
O Bucci teve a idéia do termo 'Multinteligência' que ajudou a simplificar o conceito das várias faces da Inteligência.

E o 1º artigo sobre a REVIE, publicado em meados de 2008 no portal www.bucci.com.br, ainda associava o conceito de Multinteligência à Rede de Valor para Inteligência Empresarial (REVIE).

O Método REVIE foi tomando forma e cheguei à versão final do 1º artigo, divulgado na mídia eletrônica, hoje disponível em vários portais como: Meta Análise, SBGC, ADM Today, KM Business, MBI.

Mas a minha jornada estava apenas começando e ainda não sabia da dimensão do que estava criando.

Os artigos, a opinião dos amigos (Roberto Mayer-MBI, Greg Ivanoff-Ilanet e vários outros), as palestras que ministrei em 2008 (SUCESU-SP com o Jairo, Interop e IPCOMM) foram essenciais para a elaboração desse 1º artigo científico.

Fica, aqui, registrado o meu ‘muito obrigada’ a todos que participaram e contribuíram de alguma forma com o surgimento e divulgação do Método REVIE. Não teria conseguido sem a ajuda de vocês!

E a jornada continua! Com as empresas para os estudos de caso e o desmembramento das ferramentas, técnicas e metodologias aplicáveis a cada eixo da Inteligência (mercado, produtos, clientes e parceiros).

Vamos em frente!


SDS,

Daniela Ramos Teixeira

3 comentários:

Bruno Butilhão Chaves disse...

enviado por e-mail.

From: "Bruno Chaves"
To: "'Daniela Teixeira'"
Subject: REVIE Metodologia
Date: Thu, 14 May 2009 17:14:47 -0300

Olá Daniela, tudo bem?

Desejo muito sucesso para você agora com seus novos planos profissionais e projetos com a metodologia REVIE. Com certeza ainda trarão bons frutos.

Gostei muito do artigo publicado na revista ESPM sobre a metodologia REVIE. Muito bem escrito e de fácil entendimento, além de não ser cansativo.

De uma forma geral, com exemplos e ilustrações também ficou bem montado e bonito. Parabéns!

Apesar de achar que agregue mais valor em um bate papo, vou destacar aqui alguns pontos para discussão.

- Muito boa discussão sobre diferenças entre conceitos de Inteligência Organizacional, Empresarial, Competitiva e Infraestrutura de BI. Acredito que este seja o ponto de partida para o entendimento da proposta para a nova metodologia e que é muito confundido pelas pessoas no dia a dia;


- A idéia principal da REVIE é baseada em colaboração, nos quatro pilares e gerar Valor e Inovação da forma “ganha-ganha” é um diferencial, sem dúvida. Porém, fiquei com algumas dúvidas sobre como implementar de fato a metodologia. Terão novas ferramentas ou ela trabalhará com o mapeamento de todas as ferramentas já existentes e de forma conjunta, cruzando os resultados?


- Explorar as táticas de guerrilha é algo muito atrativo para os executivos, além de gerar valor e diferencial perante a concorrência. Neste ponto, Mercados Preditivos é uma ferramenta nova e muito poderosa.


- Foi explorada bastante a colaboração, o compartilhamento e também as ferramentas da web 2.0. Acredito que a REVIE tenha muitos pontos em comum com Gestão do Conhecimento. Talvez tenham algumas idéias e ferramentas dessa área que gerem discussões sobre a metodologia e tragam mais valor para ela.

Abs,


Bruno Butilhão Chaves

* O Bruno Chaves é consultor da Terra Forum.
http://www.terraforum.com.br

Daniela Ramos Teixeira disse...

OI Bruno,

Obrigada por seus ricos comentários enviados por e-mail sobre a Metodologia de Negócios REVIE -
Rede de Melhores Práticas para MKT e Vendas.

Respondendo às suas perguntas:

- Muito boa discussão sobre diferenças entre conceitos de Inteligência Organizacional, Empresarial, Competitiva e Infraestrutura de BI. Acredito que este seja o ponto de partida para o entendimento da proposta para a nova metodologia e que é muito confundido pelas pessoas no dia a dia.

** É ISSO AÍ! DEFINI REDES DE VALOR E AS INTELIGÊNCIAS NO ARTIGO CIENTÍFICO PORQUE SÃO CONCEITOS AINDA NOVOS, PRINCIPALMENTE, NO BRASIL.
O CONJUNTO DISSO + MELHORES PRÁTICAS + TÁTICAS DE GUERRILHA = METODOLOGIA DE NEGÓCIOS REVIE.

- Terão novas ferramentas ou ela trabalhará com o mapeamento de todas as ferramentas já existentes e de forma conjunta, cruzando os resultados?

** AS FERRAMENTAS, TÉCNICAS E METODOLOGIAS APLICÁCEIS À REVIE E QUE COMPÕEM AS MELHORES PRÁTICAS DE MKT E VENDAS JÁ FORAM MAPEADAS.
É LÓGICO QUE A REVIE É PASSÍVEL DE AJUSTES E INCLUSÃO DE OUTRAS MELHORES PRÁTICAS. ACEITO SUGESTÕES INCLUSIVE E GOSTO DA IDÉIA DA CO-CRIAÇÃO.

A METODOLOGIA REVIE TRABALHA TAMBÉM DE FORMA CONJUNTA, COM CRUZAMENTO DE DADOS, ENGLOBANDO OS 4 EIXOS (produtos\seviços, mercado, clientes e parceiros; chamos de eixos da Inteligência). ESSA É A INTENÇÃO. PARA ALCANÇAR ESSE OBJETIVO, SOFTWARES DE BI, PRM E CRM PODEM AJUDAR.

- Explorar as táticas de guerrilha é algo muito atrativo para os executivos, além de gerar valor e diferencial perante a concorrência. Neste ponto, ‘Mercados Preditivos’ é uma ferramenta nova e muito poderosa. Acredito que possa ser explorada não apenas na Inteligência de Produtos, mas também nos outros 3 pilares (Inteligência competitiva, Inteligência de Clientes e Inteligência de Parceiros). Já temos até alguns exemplos no mercado com essas aplicações que podem ser usados de base para a discussão.

** A FERRAMENTA ‘MERCADOS PREDITIVOS’ JÁ ESTÁ NOS 4 EIXOS (produtos\seviços, mercado, clientes e parceiros) DA METODOLOGIA REVIE.

- Acredito que a REVIE tenha muitos pontos em comum com Gestão do Conhecimento.

**SIM, VOCÊ ESTÁ CERTO. SÓ LEMBRANDO QUE O FOCO DA REVIE É EM MKT E VENDAS.

Bruno, obrigada por partilhar!

SDS,

Daniela Ramos Teixeira

Daniela Ramos Teixeira disse...
Este comentário foi removido pelo autor.